Home Propriedade Intelectual Registro de Marca: quando, como e por que proteger o nome do seu escritório jurídico

Registro de Marca: quando, como e por que proteger o nome do seu escritório jurídico

Picture of GALR

GALR

Compartilhar no Whasapp

No mercado jurídico, onde a reputação é construída com tempo e confiança, proteger a identidade do seu negócio é uma medida estratégica — não apenas estética. O registro de marca garante exclusividade de uso, segurança jurídica e fortalece a posição institucional no setor.

Com a expansão digital e a multiplicação de escritórios atuando online, nomes fantasia, logotipos e elementos visuais tornaram-se ferramentas de diferenciação. No entanto, sem o devido registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), esses ativos ficam vulneráveis à apropriação indevida por terceiros — inclusive por concorrentes diretos.

O que é uma marca e por que registrá-la?

A marca é um sinal distintivo que identifica um serviço ou empresa no mercado. No caso de escritórios de advocacia, ela pode incluir:

  • Nome fantasia
  • Logotipo
  • Identidade visual

O registro da marca no INPI confere direito de uso exclusivo em todo o território nacional, por 10 anos, renováveis e é importante lembrar que registrar o nome na Junta Comercial ou na OAB não substitui o registro no INPI.

Junto ao INPI, o  processo de registro observa alguns procedimentos, quais sejam: 

  1. Busca de anterioridade

Verifica se já existe marca semelhante registrada na mesma área de atuação.

  1. Protocolo do pedido

Escolha da classe (ex: serviços jurídicos) e envio do pedido ao INPI.

  1. Publicação e oposição

O pedido é publicado, e terceiros têm 60 dias para apresentar oposição.

  1. Análise técnica e concessão

Se deferido, é emitido o certificado de registro, válido por 10 anos.

E é importante, ainda, lembrar que contar com apoio jurídico especializado reduz riscos, evita retrabalho e aumenta as chances de sucesso, pois é necessário que haja uma classificação técnica da atividade, análise jurídica de viabilidade, resposta à oposição e atendimento a prazos que, se perdidos, invalidam o pedido.

Assim, o registro de marca é um investimento estratégico para escritórios que desejam atuar com segurança, profissionalismo e identidade própria no mercado jurídico.

@galradv

Conteúdos relacionados

Todos as notícias

STJ publica Informativo de Jurisprudência n.º 844 com novos entendimentos relevantes e precedente qualificado

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou o Informativo de Jurisprudência n.º 844, referente à semana de 25 de

Picture of GALR

GALR

STJ declara nula doação que violou legítima, mesmo com concordância dos herdeiros

A Terceira Turma do STJ reconheceu a nulidade absoluta de uma doação inoficiosa, feita por escritura pública de partilha

Picture of GALR

GALR

TJSP condena drogaria por venda de remédio errado que causou intoxicação em bebê

A 33ª Câmara de Direito Privado do TJSP manteve a condenação de uma drogaria ao pagamento de R$ 21

Picture of GALR

GALR